terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Os Planos de Deus

 
 
É impressionante como Deus cuida do seu povo. A História Bíblica nos traz relatos impressionantes da fidelidade e do amor do Senhor. Ele é um verdadeiro Pai, que cuida de cada um de uma maneira única e singular, sempre pensando em nosso benefício e daqueles que nos cercam. A cada dia fico boquiaberta com o amor do Senhor para conosco! Mesmo quando tudo parece contrário, Deus aparece com o milagre e sempre nos garante a vitória.

Jacó, pai de doze filhos, sem contar as mulheres, tinha José como seu filho preferido e isso causava muita inveja entre os seus 11 irmãos. Ele era um dos filhos mais novos e, culturalmente, ele não deveria ser o preferido; o primogênito, Rubens, é quem deveria ter todas as “regalias”, vamos assim dizer. Para completar a situação, José tinha o dom de sonhar e interpretar os sonhos. Em um destes sonhos, ele via o sol e a lua e mais 11 estrelas se prostrando perante ele. A interpretação era simples e até o seu pai, Jacó ficou meio surpreso: “Quer dizer que eu, sua mãe e seus irmão iremos nos prostrar diante de ti?” (Gn. 37.10.) A fúria dos seus irmãos era tão grande que eles armaram um complô contra ele: “Vamos matá-lo”!, Rubens temeu e deu uma outra sugestão: “Lançaremos ele num poço e diremos ao nosso pai que uma ferra o devorou!” Mas passando uma tropa egípcia, eles resolveram vendê-lo por 26 moedas de prata! José foi dado como morto por seus irmãos ao seu pai, Jacó. José foi entregue a Potifar, chefe do exército do Egito, para ser seu escravo e o servia em sua casa. Por causa de sua sabedoria e unção ganhou a confiança de Potifar. E tudo o que ele tinha, foi entregue nas mãos de José. Mais que um simples escravo, ele era administrador da casa do General. Quando tudo parecia está se encaminhando bem, a mulher de Potifar, começou a seduzi-lo e por não querer trair o novo amigo com sua esposa, foi levado preso e por dois anos esteve lá na cadeia pagando por um crime que não cometeu. José foi levado escravo do Egito, quando tinha aproximadamente 17 anos. Serviu a Potifar com até mais ou menos 27 anos. Potifar o conhecia, sabia da sua conduta, mas mesmo assim, acreditou no falso testemunho da sua esposa e o deixou preso por 2 anos. Mas Deus tem um propósito em todas as coisas que acontecem com os seus amados, e através do dom que Deus o tinha dado, o de interpretar sonhos, ele conseguiu algo que era cobiçado por vários homens naquela época: ser nomeado governador do Egito, a maior potência mundial do período!

Faraó teve um sonho que ninguém soube interpretar (para saber sobre o sonho e a interpretação, leia Gênesis 41). José foi o único que interpretou corretamente aquele sonho e, como prêmio, foi colocado como Governador! Ele estava apenas abaixo de Faraó! Tudo que ele quisesse lhe seria dado! Imaginem um escravo se tornar 13 anos mais tarde Governador de uma grande potência – ele foi nomeado com 30 anos.

José, que passou a chamar-se Zafenate-Paneã, sofreu muito. Foi caluniado, humilhado, vendido pelos seus próprios irmãos! Provavelmente ele sentiu tristeza, saudade, solidão por estar longe do seu pai que tanto o amava, da sua família, dos seus amigos... Não deve ter sido fácil... Mas tudo isso, José sofreu simplesmente para que Deus pudesse livrar sua família e seus descendentes da fome que iria pairar sobre a terra. Sim! Se você leu a interpretação do sonho em Gênesis 41 e se ler os próximos capítulos deste livro, vai ver que houve 7 anos de fome sobre a terra e que nenhuma nação possuía mantimentos a não ser o Egito. E todos os habitantes das redondezas tinham que descer até lá para comprar mantimento. Com Canaã, onde morava a família de José, não foi diferente. Seus irmãos também foram até lá comprar mantimentos e de uma maneira tremenda, Deus dá riquezas, mantimentos e as melhores terras do Egito para seu pai Jacó e as 69 pessoas da sua família que desceram até lá (leia toda a história de José e você saberá de tudo em detalhes!).

Os planos de Deus para José e sua família eram de torná-los prósperos. Caso José não se tornasse Governador do Egito, toda sua família morreria de fome e sede.

Talvez você esteja neste momento passando por momentos de lutas e assolações em sua vida. Talvez você tenha perdido algo que para você é muito importante; ou tudo ao seu redor parece contrário àquilo que você imaginava que seria o certo acontecer, e você acha que será o fim, que não há mais jeito para o seu problema. Talvez, como José, você se sinta rejeitado pelos seus, abandonado por todos numa terra estranha, passando por humilhações, perseguições e calúnias! Se esta é a sua situação, eu tenho algo para lhe dizer: “Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam ao Senhor; daqueles que são chamados segundo o Seu propósito.” (Rm. 8.28.) No reino de Deus não existe coincidências! Aleluias! Toda sas coisas estão fadadas ao comando do Senhor! Ele é onipotente e onipresente! Ele é quem sabe de todas as coisas. Aconteça o que acontecer ou venha o que vier, ele está com você, e tem nas mãos o controle da situação.

José foi vendido como escravo. Imagine ser rejeitado por seus irmãos! Ser rejeitado é uma das piores situações que o ser humano pode passar. Ser escravo, ainda pior! Trabalhar forçado (tenho o direito de não ter direitos)! Mas ele cria que Deus estava cuidando daquela situação. Ele sempre teve essa consciência. Olhe o que ele disse quando reviu seus irmãos: “Não vos entristeçais, nem vos aborreceis por terem me vendido par cá; porque foi Deus quem me enviou pra cá para conservar a nossa descendência na terra.” (Gn. 45.5,7.) Alguém que não tivesse essa firme confiança no coração declararia lago dessa natureza? Com certeza que não! Ele talvez não tivesse imaginado que chegaria a um posto tão alto, mas ele confiava no seu Deus e cria que tudo que estava acontecendo com ele era fruto da vontade do Pai Celeste para a sua vida.

Pare e pense um pouquinho agora: pense na luta e no problema que você está passando neste momento. Pode ser um luta visível ou pode ser uma luta no seu interior. Algo que apenas você sabe, mas que tem lhe feito pensar que nada mais vai dar certo e que agora é o fim. Pensou? Agora lembre-se do que diz a Palavra do Senhor: “Os Meus caminhos, não são os teus caminhos!”. Você sabe o que lhe espera daqui pra frente? Você sabe o que ele tem preparado para você por meio dessa prova que você está passando? Ele tem algo grande para a sua vida! Tem o melhor para lhe oferecer! Não temas! Apenas descanse e creia que os planos de Deus para a sua vida são maiores do que nós podemos imaginar!

Nos últimos tempos, eu tenho pedido ao Senhor para viver todos os dia da minha vida a Palavra de Romanos 8.28. E tenho conseguido viver melhor! Tenho me preocupado menos e confiando mais no Senhor! Se tudo contribui para o meu bem, então é só esperar e ver o que virá pela frente! O que adiantará “enlouquecer” se Deus está no controle? Se o poder pertence ao Senhor? Se ele abrir a porta, ninguém fecha... Se ele a fechar, ninguém abre! Agindo ele, quem impedirá?

Por maior que seja o seu problema, por maior que seja a sua assolação, a sua luta ou a sua dor, por mais adversa que seja a sua situação, veja uma luz no final do túnel! Veja o plano de Deus para a sua vida. Ele quer lhe colocar em lugares altos, lhe dar dupla honra no lugar da vergonha e lhe fazer triunfar sobre aqueles que lhe perseguem! Então descanse!“Aquilo que o olho não viu, ouvido não ouviu, nem chegou ao coração do homem, é o que Deus tem preparado para aqueles que n’Ele esperam.” (1Co. 2.9.) Espere em Deus e o mais ele fará.

Deus lhe abençoe,

Renata Lima – Primeira Igreja Batista em Pirajá
Colaboradora do portal Lagoinha.com
renatalima5@bol.com.br
Fonte: Lagoinha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário