segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Classificação de países por perseguição de 2011


     A Portas Abertas Internacional lançou na última quinta-feira, dia 6, a Classificação de países por perseguição 2011, uma lista que classifica os 50 países mais intolerantes ao cristianismo e, tem como objetivo, monitorar a situação daqueles que decidem servir a Cristo ao redor do mundo. O período analisado para esta versão é de 01 de novembro de 2009 a 31 de outubro de 2010.

           

       Como a lista é formada

     A classificação é produzida por meio de um questionário com 50 perguntas, que cobre vários aspectos da liberdade religiosa, tais como questões sobre o estado legal e oficial dos cristãos (por exemplo, a constituição e/ou as leis nacionais preveem a liberdade religiosa?; as pessoas têm o direito por lei de se converterem ao cristianismo?) e a situação real de indivíduos cristãos (os cristãos estão sendo mortos por causa de sua fé?; os cristãos estão sendo sentenciados às prisões, campos de trabalhos forçados ou estão sendo enviados a sanatórios por causa de sua fé?). Além disso, o papel da igreja na sociedade recebe atenção (os cristãos tem liberdade de imprimir e distribuir literatura cristã?; as publicações cristãs são censuradas ou proibidas neste país?) e, também, os fatores que podem impedir a liberdade religiosa no país (os lugares de encontro dos cristãos e/ou as casas dos cristãos têm sido atacadas por motivos anticristãos?).
     A pontuação é atribuída dependendo da maneira como cada questão é respondida e onúmero total de pontos é o que vai determinar a posição do país na classificação. A lista divide esses países em cinco graus de intolerância: perseguição severa, opressão, limitações severas, algumas limitações e alguns problemas.

       Posições

     O que já era esperado se confirmou: a Coreia do Norte continua em primeiro lugar como o país mais fechado ao evangelho há 9 anos consecutivos. A grande “surpresa” este ano foi o Iraque, que subiu 9 posições.

     Mais uma vez, algumas nações mudaram de posição na lista. Países como Afeganistão, Iraque, Paquistão, Vietnã, Argélia, Norte da Nigéria, Kuweit, Turquia, Marrocos, Tunísia, Síria e Quirguistão subiram no ranking por conta das difíceis condições impostas aos cristãos. Outros como Mauritânia, China, Comores, Líbia, Mianmar, Índia, Norte do Sudão, Djibuti, Cuba e Sri Lanka desceram de posição e a Malásia entrou na classificação. Caso houvesse um 51º país, esse seria a Rússia, local onde houve vários incidentes em 2010. Dez cristãos foram presos e três líderes de igrejas foram mortos por conta de sua fé. Apenas o Quênia saiu da classificação, o que não significa, necessariamente, que a situação no país tenha melhorado, mas, sim, que a perseguição em outras nações piorou a ponto de estrearem no ranking. 

1.
Coreia do Norte
2.
Irã
3.
Afeganistão
4.
Arábia Saudita 
5.
Somália
6.
Maldivas
7.
Iêmen
8.
Iraque
9.
Uzbequistão
10.
Laos
11.
Paquistão
12.
Eritreia
13.
Mauritânia
14.
Butão
15.
Turcomenistão
16.
China
17.
Catar
18.
Vietnã
19.
Egito
20.
Chechênia
21.
Comores
22.
Argélia
23.
Nigéria (Norte)
24.
Azerbaijão
25.
Líbia
26.
Omã
27.
Mianmar
28.
Kuweit
29.
Brunei
30.
Turquia
31.
Morrocos
32.
Índia
33.
Tadjisquistão
34.
Emirados Árabes Unidos
35.
Sudão (Norte)
36.
Zanzibar (Tanzânia)
37.
Tunísia
38.
Síria
39.
Djibuti
40.
Jordânia
41.
Cuba
42.
Belarus
43.
Etiópia
44.
Palestina (Território)
45.
Barein
46.
Quirguistão
47.
Bangladesh
48.
Indonésia
49.
Sri Lanka
50.
Malásia/Rússia













































  
   
















Acompanhe na páginahttp://www.portasabertas.org.br/classificacao informações completas sobre a nova Classificação e a situação dos 10 países mais intolerantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário