segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Não sinta inveja

 
 
"Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios." Salmo 73:2,3
A inveja é um dos sentimentos mais fingidos que um ser humano pode ter. Fingido porque quem tem inveja, nunca admite, tenta disfarçar mas nunca afirma que está na verdade sentindo inveja.
Mesmo o cristão, não está livre de ter este sentimento. Quantas vezes olhamos para a vida das outras pessoas que não servem à Deus e pensamos:"Ele não faz nada para agradar à Deus e tem tudo o que quer, e eu aqui neste sofrimento..."
Neste momento, o sentimento de inveja se hospeda no coração, misturado com a amargura de não possuir o que os outros possuem.
A inveja é um sentimento muito camuflado, e mesmo quem a sente, mente para si mesmo.
Ela vem sempre acompanhada pela amargura, raiva e tristeza.
Quem sente inveja se torna amargurado por não possuir o que gostaria, apesar de seus esforços. Fica com raiva por ver a prosperidade do próximo, até mesmo daquele que não serve à Deus e enfim cai em tristeza.
Percebe como a inveja é ruim para o coração?
A Palavra de Deus nos ensina a não dissimular esse sentimento: "Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade." (Tiago 3:14)
Se você não consegue se alegrar com o sucesso do próximo, e tem sempre  uma crítica quando vê que alguém está escalando degraus mais altos na vida, você pode estar sendo atacado pela inveja. Não minta para você mesmo: confesse à Deus e livre-se desse sentimento, porque a inveja nunca está sozinha, vem sempre acompanhada.
Asafe, no Salmo 73 declarou que sentia inveja dos que não servem à Deus, quando via que eles prosperavam, mas algo aconteceu e ele disse:"Até que entrei no santuário de Deus: então entendi eu o fim deles."(Salmo 73:17)
Somente depois de entrar na presença de Deus, Asafe compreendeu que ter inveja dos que não servem à Deus, não o levaria à lugar algum, pois os que não servem o Senhor não terão o mesmo destino dos que o servem.
A inveja o amargurou de tal maneira que ele disse:"Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração e lavado as minhas mãos na inocência."(Salmo 73:13)
Não permita que a inveja lhe torne uma pessoa ingrata diante do Senhor, que tem lhe abençoado. A sua vida na presença de Deus não é em vão, o trabalho que você realiza para Deus não é em vão.
O invejoso ainda corre o risco de sofrer por falta de fé, pois passa a não acreditar que o Senhor pode lhe abençoar tanto quanto abençoa aos outros:"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe: porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:6)
Livre-se da inveja, ela não lhe trará nenhum benefício, e não se esqueça da promessa que o Senhor faz para os que são seus:"Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam." (ICoríntios 2:9)
 
Ame a Deus, ame a seu irmão e serás feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário