sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

UM SIMPLES CARPINTEIRO

Neste mundo não existe lugar para espetaculares senhores feudais, apenas para humildes servos

Por: Vinicius Guimarães





A fé cristã se centraliza na pessoa de Cristo Jesus e, ao contrário do que se vende no camelô da fé igrejeira dos tupiniquins extravagantes, o Carpinteiro é simples e propõe um caminho de simplicidade. Em um “mundo” onde o Carpinteiro é Senhor absoluto, torna-se medíocre aos seus a busca por grandeza, fama, reconhecimento, espetáculos, shows, megatemplos, superioridades apostólicas, autoritarismos míticos e coronelismos eclesiásticos. O convite do Nazareno não é para que os seus sejam os melhores em detrimento dos demais, pois para Ele os pequeninos são tão importantes quanto o mais aclamado discípulo (Mt. 18: 1-11).
     A proposta do Evangelho é que os seus sejam simples trabalhadores na seara, servindo em amor na fraternidade dos trabalhadores (Lc. 10:1-3). Neste “mundo” não existe lugar para espetaculares senhores feudais, apenas para humildes servos. A vida e a obra de Jesus Cristo não podem ser limitadas às manifestações coletivas, isto é, não podem restringirem-se apenas aos cultos da cristandade.
     Contrário aos discursos pulpitocêntricos, a proposta do Evangelho é que Cristo esteja presente em todos os momentos da vida humana, desde os momentos mais simplistas da existência até as mais complexas vivências. O carpinteiro propõe uma fé que não seja um amuleto que vez ou outra se valha para resolver problemas gigantescos, mas seja uma vida de relacionamentos simples, sinceros e transformadores. Portanto, ser cristão é simplesmente viver com o Cristo, é torna-lO parte indivisível da jornada, é participar da vontade d’Ele, é buscar agrada-lO em primeiro lugar, é submeter incondicionalmente ao Senhorio d’Ele, é reconhecer Sua majestade, é despir-se de todo trapo de barganha religiosa pré-formatada e redescobrir um Deus que ama pelo simples fato de ser Ele próprio o Amor (I Jo. 4:8).
     No Cristianismo não há necessidade de se trajar de hipocrisias, pois Ele não precisa ouvir uma só palavra para entender os sentimentos mais profundos. No Evangelho de Jesus não há razão de demonstrar o que não se é, pois Ele conhece as intenções do coração. O convite do Cristo é para que haja uma sincera e simples vida em comunhão Ele, e neste convívio, o ápice é quando a vontade do homem se encontra subjugada, rendida e satisfeita sob a soberania do Carpinteiro.
     E é neste momento, distante dos espetáculos, que emergirá uma fé puramente cristocêntrica capaz de exalar o perfume da graça e reconhecer que Ele é o “autor e consumador da nossa fé”. Então, as almas cansadas acharão repouso,
pois n’Ele subsiste toda a esperança; n’Ele a escuridão se dissipa pela clareza da Sua Palavra; n’Ele a vida encontra sentido durante a peregrinação nesta terra; n’Ele as dúvidas se dissolvem na paz de se estar no Caminho; e, n’Ele, o fardo das vivências é suavizado pela graça exalada durante a Via Dolorosa.

Comentário do Blog: Não somos nada diante do poder de Deus, chega de holofotes, chega de estrelas, precisamos de servos verdadeiros, que adorem ao Pai em espírito e em verdade, que caiam todas as máscaras do eu  e reine o Deus todo poderoso!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Parabéns! Gabriela Gusmão Pereira Pires

"Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios." Salmos 90:12
 Amamos muito você pequena!


Que o Senhor abençoe a tua vida e te faça sempre feliz!

Beijo Grande!


 Papai e Tia Pri